domingo, 5 de outubro de 2008

Dia do professor

Professora Divanilda:
Hoje 5 de Outubro é o dia do Professor. Eu tenho 9 anos e tive quatro professoras e com esta cinco.
A educadora do Jardim, no meu primeiro ano, andou muitas vezes comigo ao colo porque eu chorava muito. A educadora do 2º ano vinha todos os dias do Porto para a minha escola, em Vitorino dos Piães. Ela era muito minha amiga. A educadora do 3º ano ralhava muito, mas foi ela que me acordou para a vida.
No 1º ano da escola, eu pensava que os outros colegas eram melhores que eu, por isso, gostava muito de copiar por eles. A minha professora sempre disse que não precisava de copiar porque eu sabia tanto como eles.
Até que enfim, chegou o 2º ano e vieste tu, minha professora. Não deste só o 2º ano, mas também o 3º e o 4ºano.
Eu escrevi esta carta para te dizer que foste a professora que me ajudou durante estes anos. Este ano vai ser um ano mais difícil, mas espero que continues assim.
O 2º e o 3º ano foram um bocadinho fáceis, porque só tiveste uma turma mas, este ano, tens dois anos na mesma turma, o 1º e o 4º ano. Nós sabemos que temos que ser mais autónomos mas queremos aprender mais para saber muito, para irmos para o 5 ano.
Professora queria-te pedir que, para o resto da tua vida, tu e a tua família, especialmente as tuas filhas, vivessem para sempre felizes.
Sei que às vezes é difícil ser professora porque há quem teime em não compreender os professores, dão-vos mais horas de trabalho e retiram-vos o que tinham de direito, mas é assim o mundo em que vivemos.
Penso em alguns professores que têm que andar centenas de quilómetros para irem dar aulas levando os filhos e, por vezes, começam uma nova vida longe da família. Por isso peço a todos os professores um bocado de paciência e desejo-vos dias melhores.
Da tua aluna
Com muitos beijinhos.

Nenhum comentário: