sábado, 21 de novembro de 2009

«Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro»

«Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro»
Henry Toreau

No complexo processo de aprendizagem da leitura cabe ao professor a difícil tarefa de despertar nos alunos o prazer de ler. É importante que o aluno se torne num leitor proficiente.
Mas, o que é um leitor proficiente?
Segundo Ciborowsky (1992), um leitor proficiente é aquele que:

ANTES DA LEITURA
•Pensa no que já sabe sobre o assunto.
•Conhece o objectivo da leitura.
•Quer começar a ler porque está motivado e interessado.
•Tem uma noção geral de como as ideias estão organizadas.

DURANTE A LEITURA
•Presta simultaneamente atenção às palavras e ao seu significado.
•Lê fluentemente.
•Concentra-se na leitura.
•Não tem medo de arriscar perante palavras difíceis e revela capacidade de lidar com a ambiguidade do texto.
•Elabora estratégias eficazes para monitorizar a compreensão.
•Pára para usar estratégias de remediação quando não compreende o que está a ler.
•Usa cada vez com mais facilidade as competências de leitura.

DEPOIS DA LEITURA
•Compreeende como a informação junta faz sentido
•É capaz de identificar o mais importante.
•Mostra-se interessado em ler mais.

Nenhum comentário: